sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Reprodução

Porquinhos-da-índia, assim como a maioria dos roedores, se reproduzem com uma rapidez fantástica. As fêmeas atingem a maturidade entre um e três meses de vida, e os machos aos dois meses. Elas entram no cio basicamente uma vez a cada dezoito dias, sendo que este dura cerca de vinte e quatro horas; mas a simples presença do macho pode fazer com que sua ovulação ocorra antes do tempo previsto.

Nunca aloje mais do que um macho numa mesma gaiola com fêmeas.

Dois machos adultos brigarão sempre pelas fêmeas, inferindo mordidas profundas uns nos outros, e se o espaço for pequeno a coisa fica ainda mais feia, pois o perdedor não terá para onde fugir.

Nunca reproduza fêmeas com menos de 400 g (ou com menos de 3 meses de idade ), pois fêmeas muito novas podem perder a cria ou ter dificuldades na hora do parto.

Quando os filhotes nascem (média de 2 a 4), a fêmea pode novamente entrar no cio em seis a oito horas após o parto

No período de gestação é muito importante tomar cuidado com as fêmeas, evitando o seu manuseio.

Pode ocorrer ocasionalmente partos prematuros onde a fêmea venha a perder parte ou todos os filhotes. Isto pode ocorrer por vários fatores, veja a seguir alguns deles:

Manipular muitas fêmeas gestantes;
Mudanças bruscas de temperatura;
Obesidade ou fraqueza;
Brigas, sustos ou transportes longos;
Cruzar fêmeas muito jovens;
Freqüência demasiada no acasalamento.

Outro fator importante na reprodução é a alimentação, que deve ser racional e de acordo com as necessidades das fêmeas gestantes.

Nenhum comentário: